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Desenvolvimento da Linguagem

Rebecca Jucksch Torquato
Fonoaudióloga e Psicopedagoga             

 

            A linguagem permite ao homem estruturar seus pensamentos, traduzir o que sente, registrar o que conhece e comunicar-se com os outros.
          A linguagem do bebê é muito mais do que somente a fala, é também o choro, a movimentação, o olhar, o silêncio. Durante o primeiro ano de vida a criança emite diferentes sons, tudo é uma maneira de expor suas necessidades, sentimentos e sensações. É preciso que esta linguagem primária se transforme em palavras. A partir disso ela começa a dizer silabas, e mais tarde palavras com significado. Depois a combinação de duas ou mais palavras formando frases. Com o tempo esta linguagem vai se aperfeiçoando possibilitando a criança se comunicar mais efetivamente.
          Um fator importante no desenvolvimento da linguagem é a audição. Através dela o bebê adquire a possibilidade de conhecer e reconhecer os sons da fala e do meio que o cerca. Problemas de audição que não sejam detectados causam atrasos no desenvolvimento de linguagem. Um desenvolvimento de linguagem atrasado pode levar a problemas emocionais e de comportamento, e mais tarde a problemas escolares.
Precisa-se ter certeza da integridade auditiva da criança, para isso observe se o bebê reage a estímulos como palmas e barulhos, essa reação pode ser um piscar de olhos, um susto, mudança na respiração ou agitação. Existem exames capazes de detectar a perda auditiva precocemente (teste da orelinha). Qualquer dúvida sobre o sistema auditivo converse com o pediatra ou procure um fonoaudiólogo.
          É preciso estar atento para as etapas do desenvolvimento da linguagem. Por volta dos 6 meses a criança já balbucia e com 9 meses já é capaz de imitar sons. Aos 12 meses começa a dizer as primeiras palavras, entende as palavras familiares e ordens simples. Por volta dos 18 meses a criança já é capaz de combinar duas palavras e há um aumento do vocabulário. Aos 2 anos já formula frase, faz perguntas, usa negação, fala de acontecimentos.  Espera-se que por volta do 4-5 anos, a criança já consiga usar todos os sons da língua, pois é necessário que a criança fale corretamente para ter um maior sucesso na alfabetização.
          É importante que os pais observem a evolução da linguagem de seus filhos e auxiliem nesse processo. Portanto interaja com a criança, converse com ela, escute o que ela tem a dizer, brinque com ela, evite corrigir de maneira agressiva os erros que ela comete, apenas repita a palavra corretamente, evitando que a criança se sinta insegura com sua própria fala. Afinal, é na interação com o outro que a o surgimento da linguagem é possível.
          Caso observe alguma alteração no desenvolvimento da criança, ou tenha alguma dúvida, procure um fonoaudiólogo.